Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Palestra: Impacto da Geração Eólica no Sistema Interligado Nacional

21/11/2018 @ 6:30 pm - 8:30 pm

 

A capacidade instalada de geração eólica no Brasil cresceu de poucas centenas de megawatts a mais de 12.000 MW nos últimos cinco anos. O sistema hidrotérmico que o setor elétrico estava acostumado a lidar há décadas se transformou em hidro-térmico-eólico. No Nordeste do pais, onde a maior parte do parque está instalado, a geração eólica já chegou a ser responsável pelo atendimento de quase 100% da carga da região. Como tamanho crescimento dessa fonte impactou os processos de planejamento, programação e operação em tempo real do SIN? Como lidar com a intermitência da geração e garantir a segurança do sistema durante variações repentinas e bruscas de vento? Houve evolução dos modelos de previsão? Venha conhecer a resposta para essas e outras perguntas a respeito deste tema tão relevante para o setor elétrico!

Palestrante:

Bernard Küsel é Engenheiro Eletricista, graduado pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Sistemas Elétricos de Potência também pela UnB. Trabalha no Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS desde 2012, onde atua na Gerência de Pós-Operação do Centro Nacional de Operação do Sistema.

Evento Gratuito!!!

 

 

 

Detalhes

Data:
21/11/2018
Hora:
6:30 pm - 8:30 pm

Local

Universidade de Brasília – UnB
UnB - Auditório ENE - Departamento de Engenharia Elétrica da Faculdade de Tecnologia - Campus Darcy Ribeiro - Asa Norte.
Brasília, DF Brasil
+ Google Map
Ver site do Local