O Ramo Estudantil IEEE UnB

Ramo_0

O Ramo Estudantil IEEE UnB é a representatividade estudantil do Instituto na Universidade de Brasília, e tem como missão “Trazer os benefícios do IEEE para o meio acadêmico, auxiliando no desenvolvimento dos alunos, instituição e região através da promoção da Engenharia no Distrito Federal”.

Ramo_1

Desde a sua reativação, o Ramo Estudantil da UnB tem alcançado posição de destaque, devido à capacidade e o comprometimento dos seus voluntários com as diversas atividades realizadas, entre as quais estão cursos e palestras de grande audiência ministrados por professores brasileiros e de outras nacionalidades, visitas técnicas, projetos de extensão universitária e participação em eventos técnicos nacionais e internacionais, o que levou a receber diversos prêmios de reconhecimento do IEEE.

Ramo_2

Dentre os mais de 330 membros associados ao IEEE, o Ramo Estudantil da UnB possui atualmente 30 voluntários das diversas engenharias distribuídos em dois campi (Darcy Ribeiro e Gama).

Os capítulos Estudantis de sociedades do IEEE na Universidade de Brasília realizam diversas atividades técnicas para os alunos, são eles: Aerospace and Electronic Systems Society – AESS, Engineering in Medicine & Biology Society – EMBS e Robotics and Automation Society – RAS.

Além dos capítulos estudantis, existe o grupo de afinidades IEEE Women in Engineering  – WIE UnB, que realiza diversas atividades para promover e reconhecer mulheres engenheiras.

O Ramo Estudantil realiza ainda um importante projeto de extensão universitária contemplado pelo PROEXT, parceria com o Decanato de Extensão da UnB (DEX) e o Ministério da Educação (MEC), intitulado Projeto Electron. Tal iniciativa já recebeu 4 premiações nacionais e internacionais, com destaque para o “Silver medal – Darrel Chong Student Activities Award 2013” e o recente “Gold medal – Darrel Chong Student Activities Award 2014”, sendo premiado juntamente com outras 3 universidades internacionais, tornando-se a única universidade da América Latina a receber a premiação nesta categoria.

Ramo_5

Ramo_6

Dentre as atividades realizadas, destacam-se o curso sobre Subestações e Equipamentos Elétricos de Alta e Extra-Alta Tensão, os já clássicos cursos Ethical Hacker e Excel Avançado, a participação de 5 voluntários na Reunião Regional dos Ramos Estudantis do IEEE no Chile e o IEEE Day realizado anualmente. O primeiro curso citado foi realizado em parceria com as Empresas ONS, Eletronorte, Furnas e TAESA, com 76 participantes. Os outros dois cursos foram realizados em 7 edições em parceria com a empresa Visio Treinamentos, sempre com grande audiência.

Ramo_7

Somadas, as atividades já realizadas superam 25 cursos, 40 palestras, 14 participações em eventos e 10 premiações recebidas à nível nacional e internacional.