A seguir são apresentados projetos que foram finalizados pelos membros do Ramo Estudantil do IEEE.

 

CADEIRA DE RODAS MOTORIZADAcadeira_de_rodas

Desenvolvimento de uma cadeira de rodas motorizada. Envolvendo o dimensionamento do motor, bateria e controle do sistema de velocidade e direção da cadeira de rodas no Arduino, cujo a premissa é ser o mais barato em relação a produtos semelhantes do mercado.


Arduino_Logo.svgGRUPO DE ARDUINO

Grupo voltado para estudo e elaboração de software e hardware no ambiente do Arduino, facilitando a aplicação de controle de diversos projetos eletrônicos.


GRUPO DE PROGRAMAÇÃO android_vector

Grupo com o objetivo de estudar linguagens de programação, tais como Android, Xamarin, C++, WordPress e HTML. O foco do grupo de estudos é desenvolver aplicativos voltados para a sociedade, a fim de participar de competições de programação, tais como IEEEXtreme e IEEEmadC.

FUTEBOL DE ROBÔS

Projeto cujo objetivo é construir um time de futebol de robôs, utilizando Arduino, em escala IEEE Small para participar de competições que acontecem ao redor do Brasil ao longo do ano.


PRÁTICA DE ELETRÔNICA 2011-02

O projeto consiste na aplicação de conceitos de eletrônica aprendidos em sala de aula através do estudo de aparatos eletrônicos já montados. Foram utilizados equipamentos simples, como fontes chaveadas para celular e mouses de computador, além de um carro de controle remoto doado pela loja de brinquedos Ri Happy.

Os equipamentos foram desmontados e seus circuitos e esquemas de montagem de seus componentes eletrônicos estudados, com a finalidade de que o entendimento do funcionamento desses aparelhos aprofunde o conhecimento de eletrônica dos membros do projeto.

Fez parte do escopo do projeto também a preparação de seus membros para ministrarem eventos (mini cursos ou palestras) que incentivaram o estudo e prática da eletrônica por parte dos alunos de engenharia e ciência da computação da UFF.


CAC 2011-01

Vencedor: Marcus Vinicius Corrêa Martins Bouças

Título do artigo: Internet Wireless: a conexão por toda a parte

– REGULAMENTO –


UFF SOLAR

O Ramo Estudantil do IEEE – UFF tem o prazer de anunciar que ficará responsável pelo projeto UFF Solar, cujo principal objetivo é a construção de um barco alimentado por painéis solares.Qualquer membro do Ramo pode colaborar com a organização das atividades do projeto, e sendo ele interdisciplinar, contamos a participação de alunos de variados cursos.

Montado o barco, faz parte de nosso objetivo participarmos do Desafio Solar Brasil: “O Desafio Solar Brasil é um rali de barcos movidos à energia solar que visa estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas, bem como divulgar o potencial dessas tecnologias aplicadas em embarcações de serviço, recreio e transporte de passageiros.”