O que é um Ramo Estudantil do IEEE?

É um grupo de estudantes, filiados ao IEEE, reunidos para fazer a diferença na UFRJ e no mundo.

O Ramo Estudantil visa promover atividades que beneficiem os estudantes a melhorarem suas habilidades técnicas e sociais, oferecer experiência de “networking” acadêmico ou profissional e se tornarem uma pessoa melhor.

Filosofia:

  • Integração. Apoiar a relação interpessoal dos alunos no ramo e da Ufrj;
  • Inspiração. As ideias do ramo devem servir para inspirar outros alunos a fazer a diferença;
  • Inovação. Projetos e atividades inovativas sempre que possível;

Palestras, cursos, congressos, viagens e visitas técnicas tanto nacionais como internacionais fazem parte do cotidiano.

Além do Ramo, há também grupos sobre assuntos específicos. Esses grupos são chamados capítulos ou grupos de afinidades, como o PES e o Wie, por exemplo. Assim como o Ramo, cada capítulo organiza atividades para proporcionar maior integração no nosso ambiente universitário com um foco maior sobre certa área. Saiba mais sobre cada capítulo navegando pelo menu acima.

O que é o IEEE?

É uma associação de profissionais dedicada ao avanço da tecnologia, visando o avanço tecnológico para o benefício da humanidade. Foi fundado em 1884 nos estados unidos com a finalidade de integrar os engenheiros eletricistas. À medida que o tempo passou, a organização cresceu e passou a ter uma visão muito maior. Várias inovações que impactaram o mundo partiram de pessoas afiliadas ao IEEE devido a rede tão importante de pessoas que nele se encontra. Hoje o IEEE  colabora no incremento da prosperidade mundial, promovendo a engenharia de criação, desenvolvimento, integração, compartilhamento e o conhecimento aplicado no que se refere à ciência e tecnologias da eletricidade e da informação, em benefício da humanidade e da profissão.