27 Nov

Blue Origin consegue pousar o primeiro foguete reutilizável da história

A companhia espacial Blue Origin, criada pelo fundador da Amazon, Jeff Bezos, conseguiu pela primeira vez pousar um foguete em segurança após ele ter sido lançado ao espaço. Oanúncio foi feito pela própria empresa em um vídeo de divulgação no Youtube.

Walmart pede permissão para testar drones na realização de delivery e outras funções 

O New Shepard, como é chamado o foguete, aterrissou usando a técnica de aterragem de propulsão, que liga e desliga os motores do foguete à medida que ele se aproxima da terra. Assim, os motores são usados para controlar sua descida, ajudando a retardar a velocidade do veículo para que ele pouse verticalmente.

A empresa SpaceX, de Elon Musk, já havia conseguido algo parecido com seu foguete Falcon 9, que foi ao espaço e retornou à terra, mas não teve um pouso seguro e nem um pouco “suave” como o o foguete da Blue Origin. Musk parabenizou a empresa concorrente pelo Twitter,  e Bezos também postou na plataforma para falar sobre o sucesso do New Shepard.

Todos os foguetes feitos são destruídos ou descartados no espaço porque, até então, não era possível fazer com que eles pousassem em segurança sem comprometer a estrutura da nave. Além de poupar dinheiro, os foguetes reutilizáveis podem diminuir massivamente a quantidade de lixo espacial.

 

Fonte: Adrenaline

Leave a Reply