História do IEEE

História

O IEEE foi formado em 1963 com a junção de:

AIEE – Instituto Americano de Engenheiros Eletricistas;

e

IRE – Instituto de Engenheiros de Rádio.

AIEE

Em 13 de maio de 1884, o AIEE nasceu em Nova York. A instituição rapidamente ganhou reconhecimento como a representação dos Engenheiros Eletricistas americanos.
No início, o maior interesse do AIEE era a área de telecomunicações, sistemas de potência e energia. O AIEE teve uma ativa participação no desenvolvimento dos padrões da indústria da eletricidade, pois foi uma das pioneiras na criação de todo o trabalho dos padrões elétricos nos EUA.

IRE

Duas grandes organizações – a Sociedade dos Engenheiros de Telefonia e Telégrafos, e o Instituto dos Engenheiros Telégrafos – se juntaram para formar uma sociedade internacional para cientistas e engenheiros envolvidos no desenvolvimento das telecomunicações. Juntos eles se tornaram o Instituto de Engenheiros de Rádio. Muitos dos membros iniciais do IRE também eram membros do AIEE. O desenvolvimento estrutural e as atividades gerais de ambas as organizações eram semelhantes:

– Segmentos especializados foram fundados dentro dos grupos de profissionais, todos submetidos a um governo central;

– Ramos estudantis foram formados;

– Encontros e publicações facilitaram a criação de uma extensa literatura e a troca de conhecimento;

– Graus de membresia foram estabelecidos.

O interesse das novas tecnologias estendeu o campo do IRE além do cenário americano, então o Instituto atraiu membros de muitos países e foram estabelecidas unidades em diversos países.

Na década de 1930, a eletrônica se tornou parte do vocabulário do engenheiro eletricista, e isso tornou mais difícil distinguir os dois institutos devido a tanta semelhança. Assim, em 1961, a liderança de ambos os institutos resolveu acabar com essas dificuldades através da consolidação. Logo, um plano de união foi formulado e aprovado, se tornando efetivo em um de Janeiro de 1963.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *