Por meio da criatividade e dedicação de seus voluntários, o IEEE WIE Unicamp desenvolve projetos nos ambientes pré-universitário, universitário/acadêmico e profissional.

Ambiente Pré-Universitário – Projetos STARsmiling_star

STAR ou Student-Teacher and Research Engineer/Scientist é um programa do IEEE que promove o envolvimento com escolas locais ou ambientes educacionais pré-universitários com o objetivo de criar uma imagem positiva da carreira de engenharia e tratar o problema de jovens garotas serem desencorajadas a seguirem as carreiras de matemática, ciências e engenharia.

No Brasil, o projeto STAR encontra motivações especiais.
O Brasil forma menos de 40.000 engenheiros/ano enquanto esse número chega a 120 mil na Rússia e a 300 mil na Índia. Na China, o total ultrapassa 400 mil. Na América Latina, 4.6% dos formados no Brasil são engenheiros, enquanto no Chile este número é de 13.7%. No Japão este percentual é de 19% e, na Coréia do Sul, 23.2%.

Outro problema brasileiro é a alta evasão das engenharias. Aproximadamente 35% dos que entram na engenharia, não terminam o curso.

Esta realidade e a necessidade do Brasil crescer baseado em alicerces sólidos, está fazendo com que a CNI (Confederação Nacional da Indústria) esteja planejando o lançamento em 2011 do Plano Nacional de Engenharia, que terá como objetivo aumentar a oferta de engenheiros no mercado.

Referências:

http://www.ieee.org/membership_services/membership/women/star.html

CNI lançará plano para aumentar oferta de engenheiros no mercado de trabalho

Brasil forma quase três vezes menos engenheiros do que países da OCDE

 

Ambiente Universitário/Acadêmico

Os projetos do IEEE WIE Unicamp nos universos universitário e acadêmico podem ser classificados como projetos de pesquisa e de mentoria.

O grupo busca estudar quais são os fatores de impacto para o desempenho e a retenção de alunas de graduação e pós-graduação nas carreiras de engenharia e exatas.

Além disso, frequentemente são realizadas sessões de mentoria informais para apoiar alunas que estejam experimentando dificuldades ou dúvidas em relação à carreira.

Os eventos promovidos pelo grupo dentro da Unicamp também possuem o caráter motivacional  e oferecem caminhos para superar as dificuldades tipicamente enfrentadas.

Carreira

O IEEE WIE Unicamp é principalmente um grupo que alavanca o networking profissional de seus membros e promove uma grande circulação de oportunidades profissionais em seus meios de comunicação.

Vários de seus membros são empresas da região de Campinas e por isso mantemos contato direto com o mercado profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *