Perguntas Frequentes

O que é uma sociedade ?

Uma sociedade é um grupo de indivíduos cujo o objetivo é se comunicar e cooperar para alcançar objetivos em comum.

 

O que é o IEEE e por que VGGE está dentro dele?

IEEE é um instituto internacional de pessoas relacionadas diretamente ou indiretamente a engenharias, fundada em 1884 e nomeada desta forma em 1963. Entre seus participantes destacam-se Graham Bell,Thomas Alva Edison, entre outros. O instituto dedica-se a promover as engenharias e a comunicação entre membros da indústria, academia e ciência. Entre outras atividades pode-se mencionar: ajudar a desenvolver novas carreiras, financiar atividades, estabelecer normas e/ou boas práticas, certificações e publicações de artigos de investigação científica. Seu trabalho é promover a criatividade, o desenvolvimento e a integração, compartilhar e aplicar os avanços nas tecnologias da informação, eletrônica e ciências em geral para benefício da humanidade e de seus profissionais. VGGE, Video Games & Gamification Engineering em inglês, é uma sociedade internacional de jogos digitais orientada principalmente na área profissional, acadêmica e científica dos jogos digitais e da ludificação de atividades, com o objetivo de formalização e hierarquização, uma necessidade urgente desta área.

 

Quais normas o IEEE tem atualmente?

As normas IEEE afetam uma ampla gama de indústrias incluindo: energia, biomedicina e saúde, tecnologia da informação, telecomunicações, transportes, nanotecnologia, segurança da informação e muito mais. Em 2013, o instituto possuía mais de 900 normas ativas, com mais de 500 normas em elaboração. Uma das normas técnicas do IEEE mais notáveis é a IEEE 802 LAN/MAN, grupo de normas que inclui a norma IEEE 802.3 Ethernet e o norma IEEE 802.11 de rede sem fio.

 

Qual é o objetivo principal da VGGE?

VGGE pretende formalizar e ampliar a gamificação e os jogos digitais como uma ciência e engenharia. Uma maneira de conseguir isto é criar normas e/ou boas práticas de desenvolvimento para todas as áreas de jogos digitais, democratizando as melhores tecnologias e técnicas para o uso comum. Também ajudando a criar carreiras com título de graduação oficiais a nível nacional e internacional (técnicos, professores, engenharia, especialidades, mestrados e doutorados), com currículos desenvolvidos e aprovados por especialistas da área em todo mundo, participantes da sociedade e entidades oficiais. Para mais informações, por favor veja o Manifesto do VGGE.

 

Como vão cumpri-los?

A formação de alianças com outras entidades em países de todo o mundo. IEEE é uma sociedade internacional com cerca de 425.000 membros da Argentina, Uruguai, Brasil, Colômbia, México (Querétaro), entre outros. Entre as organizações que já fazem acordo com VGGE se encontra a IGDA (International Game Developers Association), a organização sem fins lucrativos mais grande dos Estados Unidos consagrada por promover atividades de difusão da indústria de desenvolvimento de jogos digitais em todo o mundo. Para mais informações, por favor veja o Manifesto do VGGE.

 

Quais não são os objetivos do VGGE?

Em nenhum caso o VGGE quer: a) gerar ganhos monetários pessoais (aqueles que não são investidos na sociedade); b) Favorecer ou gerar desigualdades; c) Impor limites ou dificultar aos desenvolvedores e empresas.

 

O que são as normas e por que são necessárias?

As normas são processos, técnicas ou protocolos estabelecidos por consenso, aprovados por um corpo reconhecido de especialistas, e que oferecem regras, guias ou características para o uso repetido e benéfico de certas áreas de tecnologia. Esses padrões são necessários para a normalização de uma atividade, por exemplo, tecnologia. A normalização é o processo de elaborar, aplicar e melhorar as normas que se aplicam a distintas atividades científicas, industriais ou econômicas com o fim de ordená-las e aprimorá-las.

 

As normas me limitam e/ou me obrigam a usá-las?

Não. As normas não são de uso obrigatório nem limitantes, pelo contrário. O uso de normas garante a profissionalização do setor. Sua aplicação sempre depende de cada profissional e também estão sujeitas a revisão por pares a quantidade de vezes que a comunidade achar necessário.

 

Quem define as normas?

As normas são solicitadas pela comunidade com base em seus requisitos, necessidades e recursos disponíveis para alcançar maior eficiência na atividade realizada. A comunidade que faz parte do IEEE gera as normas levando em consideração o solicitado, com um longo e rigoroso procedimento que garante sua independência e qualidade. As normas, bem como as “best practices” não são “moldes” que se aplicam de maneira forçada mas são formas que se enquadram criteriosamente a realidade de quem deve fazer seu uso.

 

As normas estão sujeitas a alteração?

As normas não podem ser estáticas. Devem ser atualizadas e revisadas periodicamente para responder às mudanças as formas de produção, incluindo atualizações técnicas e tecnológicas e etc. Quando uma norma se torna obsoleta, a mesma é descontinuada ou substituída por outra(s).

 

Se sou um estúdio indie, devo utilizar normas de uma empresa AAA?

Nem todas as normas podem ser aplicadas em todas as realidades. Para sua criação, um padrão ou best practice deve definir não só seu objetivo como também seu escopo de aplicabilidade, o que garante que não é imposto em situações em que seu uso não é vantajoso. Uma grande empresa de desenvolvimento de games possui uma estrutura e um orçamento muito diferente de um estúdio independente. Cada empresa deverá fazer o uso das normas específicas que sejam convenientes, dependendo das situações e tecnologias envolvidas.

 

Por que uma engenharia em jogos digitais, quando se trata de conjunto de outras disciplinas?

O processo de construção e desenvolvimento de um jogo digital requer uma contribuição multidisciplinar. Converge as área de desenho, roteiro, arte, engenharia de software, inteligência artificial, animação, música e entre outras. Uma engenharia em jogos digitais propõe estudá-los como uma área de conhecimento única, que tem suas particularidades e por tanto requer uma formalização específica. Também requer o estabelecimento de órgãos de pesquisa acadêmica resultando assim, entre muitas possibilidades, formadores e educadores com certificação formal e experiência no setor. As engenharias sempre resultam na aplicação de uma compilação de disciplinas. Por exemplo, as telecomunicações resulta da eletrônica, matemática, informática, administração e física. Apesar disso, é constituida como uma engenharia com sua própria formação.

 

Serve apenas para programadores?

Não. Os jogos digitais integram uma quantidade diversa de disciplinas e nenhuma delas tem menos valor que a outra, por tanto as atividades dessa sociedade estão destinadas a todos aqueles que tem interesse e/ou participem em algum âmbito de jogos digitais e gamificação, em qualquer um dos seus ramos. Produção (em todos seus aspectos, como desenho, desenvolvimento, programação, arte e etc.), difusão, educação, comercialização, investigação, docência e qualquer outro aspecto relacionado.

 

A formalização de jogos digitais afetará seu lado artístico?

Absolutamente não. A verdade é que jogos digitais é uma indústria e como qualquer processo industrial por mais criativo que seja, necessita de algum tipo de formalização embora seja possível trabalhar sem parâmetros. Atualmente, os desenvolvedores utilizam “práticas comuns”. Os game designers fazem uso de documentos como High Concept e GDD. Os artistas, tem suas guias como concept art, storyboards e etc. Todos eles constituem um certo grau de formalização, porém é claro que é muito dessincronizado a nível mundial.

 

Como pode-se formalizar a parte artística dos jogos digitais sem limitá-la?

Não se pretende padronizar a criatividade. As normatizações aplicam-se ao resultado do processo criativo. Isto é, aos formatos, componentes, portabilidade e outros elementos técnicos próprios da produção artística. Em última instância a formalização atende sempre aos aspectos complementares, permitindo que a criatividade não seja afetada por deficiências nesses outros aspectos.

 

Qual a diferença entre VGGE, IGDA, ADVA e outras instituições similares?

VGGE promove a formalização de jogos a nível mundial como uma ciência para seu desenvolvimento em área acadêmica, de pesquisa e ação social. IGDA trabalha para a promoção, desenvolvimento da indústria de jogos digitais e relacionar-se com a comunidade de desenvolvedores ao redor do mundo. ADVA é a associação de desenvolvedores de videogames da Argentina e é uma câmera de negócios que presta assistência à indústria de jogos no país. Outras instituições similares geralmente reúnem os desenvolvedores locais com o fim de promover está indústria no território local. O importante é que o VGGE é um espaço comunitário que permite direcionar aquelas deficiências que são articuladas no âmbito científico e acadêmico, e a interconectividade mundial própria do organismo que o suporta: o IEEE.

 

Posso participar se não tenho experiência em jogos digitais?

Qualquer pessoa pode participar. Todos são bem vindos. A inscrição é livre e gratuita, mas possui responsabilidades. Dada a ampla variedade de necessidades, podem participar músicos, docentes, psicólogos, psicopedagogos, artistas, desenhadores, programadores, advogados, cientistas, engenheiros, entre outros.

 

Quais são os benefícios de ser um membro do VGGE?

VGGE tem o privilégio de pertencer ao IEEE, a maior sociedade técnica do mundo. Todas suas atividades tem alcance internacional com difusão em 160 países. Formula-se um espaço para poder ser ouvido em um ambiente com características próprias.

 

Como posso participar?

VGGE promove a formação de alianças com outras entidades. Se você está interessado e você é membro de uma sociedade de jogos digitais, não hesite em se registrar como representante da sua sociedade ou diretamente como um membro. Existem três alternativas de associação, todas gratuitas: 1) Membro do “comitê executivo” onde você ajudará a realizar decisões e produção de projetos; 2) Membro ativo, onde você ajudará na realização os projetos. 3) Membro passivo, onde você poderá ajudar esporadicamente e na medida de que for possível. Todos os membros são importantes.

 

A inscrição é paga?

Não, a inscrição é livre e gratuita. VGGE é uma sociedade sem fins lucrativos. Seus membros também não recebem qualquer tipo de compensação em dinheiro por suas atividades. Por outro lado, é possível associar-se ao IEEE para obter benefícios extras em troca de uma taxa anual mínima, mas esta etapa é completamente opcional.

 

Quais as responsabilidades de um membro do “comitê executivo” do VGGE?

Os membros do comitê executivo são aqueles que se reúnem para a tomada de decisões e inicialização de projetos. Para permanecer neste tipo de associação, é necessário participar de uma reunião semanal de maneira virtual ou presencial e participar ativamente na sociedade, sem mais de um mês de inatividade (exceto por ocasiões justificadas).

 

Quais as responsabilidades de um membro ativo?

Os membros ativos são aqueles que realizam os projetos da sociedade. Para permanecer neste tipo de associação, é necessário assistir a uma reunião mensal de maneira virtual ou presencial e não permanecer por mais de 2 meses sem atividade.

 

Quais as responsabilidades de um membro passivo?

Os membros passivos ajudam esporadicamente na sociedade e não necessitam de nenhum requisito extra. Podem enviar suas dúvidas e necessidades ao “comitê executivo” e possuem preferências nas informações difundidas e nos votos de diferentes níveis sobre as atividades e decisões do VGGE.

 

Posso mudar o meu tipo de associação?

Pode mudar seu tipo de associação a qualquer momento simplesmente informando aos membros do “comitê executivo” por e-mail.

 

O que é um comitê?

Um comitê é um grupo da sociedade dedicado a avançar aspectos específicos da sociedade. Toda atividade é atribuída a um grupo, por exemplo, o grupo de padrões é um grupo dedicado a iniciar o processo de criação de padrões e o grupo de difusão está dedicado a divulgar o VGGE.

 

Tenho que pagar uma taxa de para ser membro do IEEE?

A inscrição no VGGE é livre e gratuita, mas é possível associar-se ao IEEE para obter benefícios extras com uma taxa anual mínima (em torno de $60 USD), mas esta etapa é completamente opcional.

 

Quais são os benefícios de ser um membro do IEEE?

IEEE é a maior sociedade técnica do mundo, seus membros tem acesso a informações técnicas essenciais da indústria, oportunidades de networking, ferramentas de desenvolvimento profissional, capacitações, WEBINARS, descontos em congressos, fundos e muitos outros benefícios exclusivos. O principal benefício de ser membro do IEE é a conexão com pessoas de diversos lugares do mundo, abrindo nossas possibilidades profissionais, sociais e culturais. Para maiores informações acerca dos benefícios da associação ao IEEE, pode-se consultar este link.

 


 

VGGE-facebookVGGE-twitterVGGE-youtubeVGGE-googleplus

Assine a nossa Newsletter para seguir as notícias de VGGE.